ECONOMIA

No município de Delfim Moreira, a base da economia é a agricultura, pecuária (especialmente bovina), criação de peixes (truta), aves e suínos, o extrativismo vegetal, mineral e a silvicultura.

Evidencia-se a pecuária como principal componente das atividades realizadas, sendo 8 laticínios instalados no município. As lavouras temporária e permanente são a principal ocupação dos estabelecimentos. Em Delfim Moreira existe uma tradição histórica no cultivo da batata, apesar da produção atual haver diminuído, ainda é relevante. Outros produtos cultivados são: milho, feijão, aveia, cana, tomate, hortaliças em geral, frutas como banana, laranja, pêssego, pêra e ameixa.

Atualmente o município de Delfim Moreira se destaca no cenário turístico pelas suas belas cachoeiras e paisagens. O município possui diversos criatórios de trutas, e pela privilegiada condição climática, de topografia e de cobertura vegetal possui grande potencial para o turismo rural e ecológico.

Destaca-se a partir de 2011 o surgimento da cultura cervejeira artesanal no município, advinda pela chegada da Microcervejaria Kraemerfass, e o cultivo de oliveiras (orgânicas) para a produção de azeites do estilo gourmet. Assim como a produção de hortaliças e frutas orgânicas no bairro rural Rosário, produzidas pelos produtores da Associação dos Produtores de Orgânicos de Delfim Moreira (APODEM).