05 MAI 2023
CAMINHADA NO CAMPO
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a partir da próxima semana iniciará atividade física de caminhada.

Os interessados em participar poderão se dirigir ao campo municipal nestes dias, para triagem pelo Educador Físico Maurício Corrêa.

O QUE SERÁ FEITO? Avaliação sobre o estado geral de saúde e avaliação inicial detalhada para a aplicação de testes, orientações gerais em relação ao sapato adequado, ingestão de água (levar uma garrafinha), aferição da pressão arterial no início e final da atividade, orientações para a indicação de exercícios, alongamentos básicos.

O QUE É A CAMINHADA NO CAMPO? É uma forma de terapia, sendo de extrema importância a sua realização para o tratamento de cada um, pelos seus variados benefícios. Ajuda na triangulação do tratamento, juntamente com os cuidados na alimentação e o uso de medicamentos. Além disso, atua como forma de tratamento e prevenção de agravos e promoção da saúde.

Os benefícios da caminhada são: redução do tecido adiposo (gordura), prevenção de doenças e, consequentemente, melhora da qualidade de vida. A inatividade física leva a uma regressão progressiva da capacidade funcional de diversos órgãos e sistemas do corpo, principalmente do sistema muscular.

Os exercícios físicos fazem parte do tratamento de várias doenças, como: hipertensão arterial, doenças coronarianas, reduzindo o risco de morte por doenças cardiovasculares; hiperlipidemias (excesso de gorduras no sangue); diabetes mellitus; obesidade, controlando o peso corporal; distúrbios do aparelho esquelético, fortalecendo os ossos e articulações; depressão, doenças respiratórias e outros.

Participe, pratique saúde!