04 MAI 2023
Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos. Garantir a saúde dos colaboradores, tanto física quanto mental, é um grande desafio das empresas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência de produtividade, além do assédio moral também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.

Visando trabalhar aspectos relacionados à saúde mental dos trabalhadores, em 28 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Mundial da Saúde, profissionais de equipes de Saúde da Família realizaram uma abordagem aos trabalhadores da empresa Nery Engenharia, que emprega trabalhadores de vários bairros de nosso município.

A Ação educativa contou com uma palestra ministrada pela Dra. Danieli Sales Luz, Médica de ESF, sobre o Tema Transtornos mentais: Ansiedade e Depressão, e com dinâmica conduzida pelo Psicólogo Giovani Mikael da Silva, intitulada Roda da Vida.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde agradecem os Profissionais das equipes ESF Veredas da Mantiqueira e Ação e Participação pela organização e realização do evento, e à Empresa Nery Engenharia, através das Senhoras Rosimeire Braz (Gestão de Recursos humanos) e Francine Moura Xavier de Oliveira (Gestão de Materiais) pelo acolhimentoe parceria na realização desta ação educativa que contou com a participação de 44 colaboradores.