27 NOV 2019
SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO E CAMPANHA NOVEMBRO AZUL NO BAIRRO BIGUÁ EM DELFIM MOREIRA

Na última quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou confraternização e palestra da Campanha ‘Novembro Azul’ aos moradores do bairro Biguá.

Os temas abordados foram Hiperdia e orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o Câncer de Próstata e PSA, seus sinais e sintomas, fatores de risco, prevenção, tratamento e medicamentos, além de ser debatido sobre PSA e rastreamento do câncer de próstata a partir dos 50 anos.

A palestra foi ministrada no pátio da Igreja do bairro pela agente comunitária de Saúde Ana Paula, pela técnica de Enfermagem Auxiliadora (Dorinha) e pelo farmacêutico Thiago.

Os participantes foram orientados quanto à importância de procurar o médico da Saúde da Família para que, juntos, possam decidir sobre a necessidade, visando risco/benefício de realizar, ou não, o exame do PSA.

No final da palestra foi realizado aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Os pacientes hipertensos e diabéticos foram orientados quanto à importância do uso consciente e correto dos medicamentos. Em seguida, houve uma confraternização entre os presentes.