25 AGO 2023
PESQUISADORAS EM DELFIM MOREIRA
Na última terça-feira, dia 22 de agosto, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente teve a honra de receber a visita das pesquisadoras da Embrapa Rossana Catie Bueno de Godoy, Coordenadora de Projetos na área de Bioeconomia do pinhão, e Maria de Fátima Oliveira Negre, renomada nutricionista.

Nesse evento significativo, as pesquisadoras estiveram presentes no bairro São Bernardo, acompanhadas pelo Prefeito Edilberto Marques da Cruz e sua esposa Lucimara Priscila de Sene, bem como pela Secretária de Agricultura, Joelma Pádua. Durante a ocasião, elas tiveram a oportunidade de interagir com algumas das mulheres que se dedicam à atividade de cata do pinhão.

O propósito essencial dessa visita foi discutir e estabelecer a participação de Delfim Moreira em um relevante projeto desenvolvido pela Embrapa, em colaboração com a AVON, que concentra seus esforços nas mulheres envolvidas na cata do pinhão. O projeto visa estimular a produção de alimentos à base de pinhão, assim como a comercialização do próprio pinhão in natura. Como parte integrante dessa iniciativa, está planejada uma ampla mobilização que abrangerá mulheres de todas as regiões do município.

A relevância desse projeto não pode ser subestimada, uma vez que demonstra o firme comprometimento com o aprimoramento da cadeia produtiva do pinhão, contribuindo, por conseguinte, para a preservação da Araucária, nosso patrimônio natural. Adicionalmente, o projeto reforça a valorização da mulher rural, conferindo-lhe o reconhecimento merecido por seu papel fundamental em nossa comunidade.