25 OUT 2019
SECRETARIA DE SAÚDE DE DELFIM MOREIRA – EXAMES DISPONIBILIZADOS PELO SUS

A Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os procedimentos de marcação de exames são protocolados na recepção e registrados em uma planilha de controle com as devidas numerações e dados dos pacientes, após esse procedimento, o Setor de Regulação da Secretaria analisa cada caso da seguinte forma:

Exames laboratoriais:

– Oncologia – são casos prioritários e agendados diretamente, sendo mais utilizado o método de credenciamento, devido à prioridade;

– Gestantes – são agendados no prazo de 15 dias, utilizando, na maioria dos casos, o credenciamento;

– Urgência – o Setor de Regulação analisa cada caso junto à equipe PSF para proceder com a marcação e utiliza o credenciamento após relatório da equipe;

– Rotina – existe uma lista de demanda na qual vão sendo marcados os exames de acordo com as vagas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS e, em alguns casos, é utilizado o credenciamento. Ressaltando que os exames do SUS são marcados de acordo com a cota liberada para o município através da Programação Pactuada Integrada – PPI e, como os exames são marcados seguindo critérios da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, nem sempre a PPI é cumprida pelos prestadores de serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde também informa que não existe uma lista específica de espera, mas sim uma demanda reprimida de exames aguardando marcação.

Os Exames Laboratoriais foram organizados em pastas pelos agentes comunitários de Saúde, destas pastas foi criada uma planilha na qual as informações de pedidos de exames de cada paciente são analisadas de acordo com sua prioridade. Lembrando que houve uma redução de mais de 200 pedidos reprimidos na Secretaria de Saúde.

Já os Exames de Imagem, que são disponibilizados pelo SUS, são segurados imediatamente após a liberação das vagas, dessa forma se evita ‘perca de vagas’ para outros municípios e, conforme o levantamento e avaliação da Regulação da Secretaria, essas vagas são efetivadas para pacientes de acordo com as prioridades e, após a efetivação, estes pacientes são liberados com bilhete que orienta em como proceder caso desista do exame.

#PrefeituradeDelfimMoreira #secretariadesaúde #exames #SUS #umaDelfimparatodos #unidossomosmaisfortes