04 NOV 2019
OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER E CUIDADOS COM AS MULHERES

Mais uma vez o mês de outubro se vestiu de cor-de-rosa para fazer o alerta à prevenção contra o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A campanha do ‘Outubro Rosa’ é feita mundialmente desde 1990 para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso da população aos serviços de diagnóstico precoce, com enfoque na Atenção Básica.

A Prefeitura de Delfim Moreira não ficou de fora desta luta e, durante todo o mês de outubro, realizou ações através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Promoção Social para promover a conscientização sobre a doença, com confraternizações às munícipes dos bairros rurais e do Centro da cidade.

Durante as confraternizações, que foram realizadas nos bairros Biguá, São Bernardo, Mogiano, Rio Claro, Barra, Rosário, entre outros, além do Centro da cidade, no Clube e Museu municipais, a população contou com palestras sobre Sexualidade, Saúde Bucal, Auto-Estima, câncer de colo de útero e de mama, sorteio de brindes, bingo, Coleta de Papanicolau (preventivo), Yoga, Dança Circular, Dia da Maquiagem, a ‘Mama Amiga’ foi apresentada para a palpação de nódulos, lanche para os participantes e também foi falado sobre a importância da realização da mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama, sinais e sintomas, fatores de riscos, prevenção, uso de anticoncepcional  e reposição  hormonal, além de outras ações.

Para finalizar as ações da campanha durante o Outubro Rosa, na quarta-feira, 30 de outubro, foi realizada uma confraternização no Museu Histórico e Cultural de Delfim Moreira, no Centro da cidade, aberta à população e com o tema ‘Quem se Cuida Vive Mais’, na qual as mulheres tiveram um dia de beleza com manicures, maquiadoras e cabeleireiras voluntárias que realçaram a beleza e auto-estima das participantes com cortes de cabelos, lindas maquiagens e unhas esmaltadas, além de passarem diversas dicas de beleza para o dia a dia de cada uma delas. As participantes também contaram com palestra sobre Sexualidade e orientações para a vida pessoal, além de degustarem um delicioso lanche da tarde.

O evento de finalização contou com a participação da secretária municipal de Promoção Social, Karina Fernanda Souza de Carvalho, com a equipe da Estratégia de Saúde ‘Mais Vida’ e com a equipe do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.

A Prefeitura de Delfim Moreira agradece as profissionais cabeleireiras e maquiadoras Aline Alves e Elzinha que,prontamente, aceitaram voluntariamente o convite de fazerem parte da campanha ‘Outubro Rosa’ e cuidaram de nossas mulheres delfinenses com muito carinho!

A Prefeitura também agradece todos os profissionais que ajudaram a realizar as ações da Campanha ‘Outubro Rosa’ em Delfim Moreira, entre eles Drº Diego, Drº Victor, o oficineiro professor de Yoga Fernando Severiado, Drª Valéria, Drª Alessandra, a oficineira professora de Dança Circular Lucilene Trinca e os manicures Cléia e Marcelo!

IMPORTANTE: o diagnóstico do câncer de mama pode ser realizado por meio de exame clínico das mamas e mamografia. Enquanto que o câncer do colo do útero, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), pode ser detectado nos exames pélvico e preventivo, também conhecido como Papanicolau. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A prevenção continua sendo o maior aliado nessa luta!

#PrefeituradeDelfimMoreira #secretariadepromoçãosocial #secretariadesaúde #CRAS #ESF #ACS #OutubroRosa #campanha #prevenção #maisSaúdeparaapopulação #umaDelfimparatodos #unidossomosmaisfortes