07 AGO 2020
CONHECENDO A PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Confira um pouco do trabalho da SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA no ano de 2019 e conheça nossa cidade que, com sua administração forte e competente, oferece uma Delfim para todos!

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Juliane Aparecida Coura, juntamente a sua equipe e parceiros, em 2019 continuou fomentando o fortalecimento e incentivo ao Produtor Rural. Além do acompanhamento e instrução necessária, a Secretaria vem investindo em ações que facilitam os pequenos produtores, gerando renda a famílias delfinenses. “A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Delfim Moreira está trabalhando a favor da agricultura familiar, da pecuária e do meio ambiente delfinense”, diz a secretária.

FORTALECIMENTO DA AGROPECUÁRIA

– Serviço de Inspeção Municipal – SIM – trouxe regularização da comercialização dos produtos de origem animal – 03 estabelecimentos já beneficiados com o Selo SIM.
– Suporte para extrativistas na participação do programa para subvenção de pinhão:
2019 – 83 produtores participantes – R$ 260.524,00 em recursos de subvenção do Pinhão, um aumento de R$ 106.148,68 de recurso em relação ao ano de 2018.
– Feira Pró-genética – realizada na Exposição Agropecuária, trouxe o melhoramento genético de bovinos no município:
2019 – 13 touros e 15 pró-fêmeas totalizando R$ 107.500,00
2018 – 12 touros e 13 pró-fêmeas totalizando R$ 110.000,00
– Encontro das mulheres Rurais de Delfim Moreira:
2018 – bairro Sertão pequeno
2019 – bairro Perus
– Financiamento Rural – com média anual de recursos destinados a produtores do município de R$2.186.368,24, com apoio da EMATER na elaboração dos projetos.
– Incentivo à Piscicultura – através da EMATER, com 41 produtores atendidos.
– Incentivo à Avicultura Caipira – através da EMATER, com 21 produtores atendidos.
– Apoio e acompanhamento no processo de Certificação Orgânica de pequenos Produtores Rurais, com a parceria da EMATER.
– Criação do Núcleo de Apoio ao Produtor Rural, no Centro Administrativo de Delfim Moreira, com apoio da Secretaria Municipal de Administração.
– Controle de morcegos hematófagos em áreas rurais – através do IMA em parceria com a Prefeitura, com captura de morcegos hematófagos em áreas de controle de foco de raiva, nos bairros Barreirinho e Monteiro, visando o controle de raiva no município, minimizando a perda de animais no campo.

CONQUISTAS

– 02 tanques de expansão, de 1 mil litros cada, para pecuária de leite. Instalados nos bairros Cipriano e Barreirinho.
– Botijão Criogênico, com 150 doses de sêmen bovino, beneficiando 05 pequenos Agricultores familiares.
– 630 doses de sêmen Nelore que estão à disposição para doação.
– 01 motocicleta Honda para atividade de inseminação.
– 25 barracas para Feira Livre.

AÇÕES

– distribuição de kits de sementes:
2018 – 200 kits
2019 – 300 kits
– Implantação de 02 Unidades Demonstrativas de Cultivo de Marmeleiros, uma no bairro Cipriano e outra no Taquaral.
– Controle de morcegos hematófagos em áreas rurais – através do IMA em parceria com a Prefeitura, minimizando a perda de animais no campo.
– Coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, em parceria com IMA e EMATER – recolhimento de um caminhão de embalagens.
– Comemoração dos 30 anos de Exposições Agropecuárias no município, com a participação de 50 expositores, e com o tradicional Torneio Leiteiro que, em 2019, contou com a participação 17 vacas, premiando a vaca Milena do expositor Lúcio Pereira da Silva, do bairro Paiol, como a Grande Campeã da competição. Além da construção do curral para leilões e feira de bovinos e da realização de uma importante homenagem aos antigos expositores e fundadores da Exposição Agropecuária de Delfim Moreira.

DEMANDAS DO CAMPO 2019: PRODUTORES RURAIS ATENDIDOS COM ARAÇÃO – MAQUINÁRIOS

Trator – 25 produtores atendidos – 115 horas trabalhadas
Retroescavadeira – 26 produtores atendidos
Patrol – 26 produtores atendidos
Caminhão – 06 produtores atendidos

MEIO AMBIENTE:

– PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS – PROJETO ‘PRODUTOR DE ÁGUA’: Implantação do projeto Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira, com edital para adesão aos produtores da primeira bacia hidrográfica do município (Bacia do Rosário). A disponibilidade de recursos financeiros para o Pagamento de Serviços Ambientais – PSA aos produtores rurais que aderirem ao projeto limitou-se a 3,333 ha/propriedade rural, sendo aprovado como custo de oportunidade o valor de R$ 300,00/ha/ano. As modalidades de Serviços Ambientais prestados serão:
Modalidade I – Conservação de remanescentes florestais (pontuação 1,0)
Modalidade II – Restauração Florestal (pontuação 0,9)
Modalidade III – Manejo de pastagem de áreas agrícolas (pontuação 0,8)
– Recurso recebido da Agência Nacional de Águas – ANA, no valor de R$ 640.854,00, em prol do projeto Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira. Tais recursos do Governo Federal são para conservação de bacias hidrográficas no município e a execução das ações está prevista para este ano de 2020, como a recuperação de pontos críticos na estrada dos bairros Rosário e São Bernardo com conservação das nascentes de abastecimento público.
– Incentivo à Coleta Seletiva nos bairros rurais, com cessão de container para armazenamento de materiais recicláveis.
– Execução do Projeto de Compostagem, com a participação de 18 famílias, além de escolas do município.
– Elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica para obtenção de recursos financeiros para conservação dos remanescentes florestais e pontos turísticos, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

É a Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, oferecendo uma Delfim para todos!