20 JAN 2021
PREFEITO SE REÚNE COM COMERCIANTES DA CIDADE

O Prefeito de Delfim Moreira, Edilberto Marques da Cruz, se reuniu com comerciantes da cidade na manhã desta quarta-feira. O tema da reunião foram ações que serão tomadas no combate ao coronavírus. Acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Márcia de Oliveira, o prefeito informou que a microrregião de Itajubá, da qual Delfim Moreira faz parte, está na onda amarela do Minas Consciente – plano de orientação de segurança para atividades econômicas. O prefeito destacou também que a Polícia Militar ajudará agentes da Vigilância Sanitária na fiscalização pela cidade.

Minas Consciente
O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. Embora a região do Sul de Minas esteja na onda vermelha, a microrregião de Itajubá permanece na onda amarela. Nesta fase, é permitida a abertura de serviços não essenciais, como:

– Bares (consumo no local);
– Autoescolas e cursos de pilotagem;
– Salões de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos;
– Academias (com restrições);
– Agências de viagem;
– Clubes.

Aumento do número de casos
A secretária Márcia de Oliveira alertou sobre o aumento do número de casos desde o dia 25 de dezembro do ano passado: 52%. Para que exista uma contenção deste aumento, é necessário que a população tenha consciência e tome os cuidados necessários. Para evitar que medidas mais drásticas sejam tomadas e a região entre na onda vermelha, é preciso da colaboração de todos.

Orientação e Fiscalização
Além de reforçar o uso do álcool em gel, máscaras e do limite máximo de ocupação do comércio, a Prefeitura de Delfim Moreira vai começar a veicular campanhas de conscientização. Carro de som, instalação de uma tenda na praça, cartazes e vídeos educativos fazem parte do plano da prefeitura e começa a ser executado nos próximos dias. Além disso, a prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar na fiscalização e cumprimento dos decretos na cidade.

Vacinas
Aprovadas no final de semana, as vacinas vão demorar a chegar para a população. Além da pouca quantidade distribuída nesse primeiro momento, a vacinação ocorrerá por fases de acordo com orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Grupos prioritários, como funcionários da saúde, serão os primeiros a receberem as primeiras doses. A população será orientada conforme a disponibilidade. Por este motivo, não procurem a Unidade Básica de Saúde para tratar sobre o tema no momento.

Leitos disponíveis
Hospitais de referência da região já estão com sua capacidade máxima de ocupação e não receberão novos pacientes, é o caso de Pouso Alegre e Poços de Caldas. Itajubá está com mais de 50% de sua capacidade e, portanto, corre o risco de não poder atender mais pessoas nas próximas semanas. É preciso ter consciência de que a melhor solução para o momento é tomar medidas de controle e prevenção.