22 JUL 2021
DELFIM MOREIRA ATINGE NÚMERO EXPRESSIVO NO ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL

A Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer,torna público a pontuação atingida no ICMS Patrimônio Cultural: 10,59. A pontuação é a quarta melhor dos 16 municípios que compõe o Circuito Caminho da Mantiqueira.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio de repasse do recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.

O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios, como é o caso da Semana da Salvaguarda da Sopa do Marmelo, que este ano aconteceu de forma virtual por conta da pandemia.

Edméia Alkmin, responsável pelo Setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Delfim Moreira, se diz feliz com o resultado. “A pontuação é o reconhecimento de um trabalho importante para preservação do nosso patrimônio e ficamos feliz com o reconhecimento não só por parte do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), mas da gestão, em apoiar nossas ações”, disse Edméia.

A gestão tem como objetivo ampliar as ações que melhorem a pontuação do município, fazendo investimentos na preservação, como restauro da Capela do Cemitério – que está em fase de preparação para abertura de processo de licitação – e criação de Leis de Incentivo ao proprietário de bem tombado.

Com a pontuação o município amplia os valores referentes ao ICMS Patrimônio Cultural.