28 JUL 2023
“Julho Amarelo”e “Arraiá do Idoso”
Nos meses de junho e julho de 2023, profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizaram atividades alusivas à Saúde do Idoso e ao “Julho Amarelo”.

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Na data de 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

No dia 21 de julho a ESF Novos Tempos realizou ações alusivas ao “Julho Amarelo”,dirigidas aos trabalhadores da fábrica de água mineral Mantiqueira, situada no bairro Rio Claro. Houve palestra com a médica de ESF, Dra. Lídia Vanessa, conscientização sobre hepatites virais, foram realizados testes rápidos para Hepatites B e C e feita atualização da carteira vacinal.

No dia 7 de Julho foi realizado evento alusivo ao Julho Amarelo, na Empresa Nery Engenharia, pela Equipe ESF Veredas da Mantiqueira. Houve abordagem dos funcionários com orientações sobre Hepatites Virais, realização de testes rápidos e atualização da caderneta vacinal adulta.

A Prefeitura Municipal, através das equipes de Saúde, agradece mais uma vez a parceria das empresas Mantiqueira e Nery.

Saúde do Idoso - “Arraiá do Idoso”

No dia 27 de junho as Equipes de ESF, Veredas da Mantiqueira e Mais Vida, em parceria com o CRAS, organizaram o evento Bingo e Prosa, no Clube Delfinense, com muito carinho e dedicação para que fosse proporcionada uma tarde prazerosa aos idosos, com muita prosa e distração, delicioso lanche e bingo. Foi proferida palestra pela Enfermeira Marília abordando o tema Estatuto do Idoso.

No dia 23 de junho foi realizado no bairro Biguá o evento, “ARRAIÁ DO IDOSO”,onde foram abordados temas importantes sobre a saúde na terceira  idade.

Foi disponibilizado transporte aos convidados, pela Secretaria de Saúde, saindo dos bairros Mogiano e Barreirinho.

Palestras realizadas:

- Cuidados gerais com a saúde do idoso, ministrada pela médica de ESF, Dra. Lídia Vanessa.

- Depressão e Ansiedade, pelo psicólogo Giovane Silva.

- A importância de atividades físicas na prevenção de doenças crônicas, ministrada pelo educador físico Maurício Correia e fisioterapeuta convidada Poliana Conti.

Após as palestras aconteceu um “arraiá” que foi animado pelo Sr. Carlos do bairro Barreirinho e sua sanfona, e após, coquetel de encerramento.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, agradece as equipes de saúde e a todos os participantes nos eventos.