31 JUL 2023
SAÚDE
SAÚDE COM AGENTE, CONCLUSÃO DA CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS
O Ministério da saúde em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o município, ofereceram o curso “Saúde com Agente” para Agentes de Combate a Endemias(ACE) no período de 23/08/2022 até 16/06/2023, tendo havido a conclusão em julho/23.

Em Delfim Moreira tivemos a participação de quatorze ACS’s e uma ACE.

A duração do curso foi de em torno de 500 horas de ensino à distância e de 600 horas de aulas presenciais.

Durante o curso vários temas foram abordados para melhor entender o processo saúde/doença, prevenção de agravos, noções de primeiro socorros e avaliação de sinais vitais como: aferição de pressão, glicemia capilar, temperatura e saturação.

“Com o fortalecimento da atenção básica, a qualificação dos profissionais e o vínculo estabelecido com as famílias esperamos construir uma saúde com qualidade onde haja partilha de responsabilidade entre cliente e equipe, troca de experiências e construção partilhada de tratamento”, disse a Enfermeira Marília Braga Leite, preceptora do curso selecionada pelo Ministério da Saúde.

O curso proporcionou aos Agentes Comunitários de Saúde:

- Realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;

- Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;

- Realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias;

- Coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos;

- Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial;

- Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

A Secretaria Municipal de Saúde está tomando as providências com relação à aquisição do material e instrumental de trabalho para que os Agentes de Saúde tecnicamente capacitados possam realizar as atividades práticas em suas áreas de atuação.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, parabeniza à Enfermeira e aos Agentes de Saúde e de Endemias por esta capacitação técnica que, certamente, irá proporcionar mais qualidade no atendimento de saúde dos cidadãos!