14 NOV 2023
ALERTA VERMELHO PARA ONDA DE CALOR

RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO:

Use protetor solar.

Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas.

Use chapéus e óculos escuros. Proteja as crianças com chapéu de abas.

Use roupas leves e que não retêm muito calor. Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.

Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.

Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar.

Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

ATENÇÃO! Os recém-nascidos, as crianças, os idosos e as pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água!

Permaneça de 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco.

No período de maior calor, tomar um banho com água ligeiramente morna.

Evite mudanças bruscas de temperatura.

Em uso de carro: Se o carro não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas. Leve água ou sucos de frutas naturais sem adição de açúcar. Sempre que possível, viaje de noite, observando, porém, a situação de segurança no trânsito. Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosas em veículos expostos ao sol.

Não hesite em pedir ajuda a um familiar ou vizinho no caso de se sentir mal com o calor.

Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem sós, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor.

Fonte: Alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais - SIMGE e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).