29 JAN 2024
ALERTA – PERÍODO SAZONAL E AUMENTO DE CASOS DE DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde ALERTA sobre o período sazonal e o aumento de casos de arboviroses no estado de Minas Gerais e nos municípios da região de Pouso Alegre.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, sendo as mais comuns em ambientes urbanos a Dengue, a Chikungunya e a Zika.

São diversos os fatores que fortalecem esta condição tais como:

- Condições climáticas favoráveis à proliferação do vetor (chuva e altas temperaturas);

- Circulação de vários sorotipos no estado e alta infestação vetorial em vários municípios, conforme apurado no último levantamento entomológico de 2023 do Ministério da Saúde.

- Em pesquisa e levantamento realizado pelos profissionais no município, foram constatados muitos focos de larvas e a grande maioria é de larvas do mosquito da Dengue.

Por esse motivo, em nosso município aumenta o risco para o surgimento de casos positivos para a Dengue. O município limita com o município de Itajubá que apresenta casos positivos, e por ser turístico, recebe pessoas de vários municípios, inclusive de outros estados, também situa em circuito de grande movimento de transportes de carga. Tudo isso só aumenta o risco.

Então o que podemos fazer? Podemos todos, começando com você, a não deixar água parada. Essa água parada pode estar onde você nem imagina: dentro de uma tampinha de refrigerante, na sacola plástica que está no quintal.

Precisamos de VOCÊ!  Para combater esse mosquito, não deixando ele se reproduzir em nossa cidade.

Em caso de dúvidas e denuncias ligue no telefone: (35) 9 9918-9519.