14 FEV 2024
Fevereiro Laranja e Roxo
O mês de fevereiro é marcado por duas campanhas fundamentais: o Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo.

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus são doenças crônicas que não têm cura.

No entanto, há formas de controlar e retardar sintomas, além de existir tratamentos que permitem que o paciente conviva com as enfermidades. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para retardar e controlar sintomas.

A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida.

No dia 09 de fevereiro foi realizado pela equipe ESF Novos Tempos, no bairro Rio Claro, evento alusivo à campanha Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo, tendo sido ministrada palestra pelas profissionais da ESF, Lídia, Médica e Marília, Enfermeira, que abordaram as doenças, Alzheimer e os sinais de demência, a importância do tratamento precoce, e o SUS como porta de entrada para tratamento.

Por conta da relevância do momento de epidemia nacional, também foi abordado sobre a Dengue e a responsabilidade da população no controle de vetores, bem como sobre os cuidados, os sinais e os sintomas da doença.

Não existem formas de prevenção para a Leucemia, para o Alzheimer, para a Fibromialgia e para o Lúpus, mas os hábitos saudáveis serão sempre os melhores aliados para uma vida com maior qualidade, postergando muitas vezes o desenvolvimento de alguma doença.

- Diminua o estresse;
- Pratique atividades físicas;
- Evite consumir álcool e cigarro;
- Invista na alimentação saudável;
- Se hidrate mais;
- Cuide mais do seu sono.

Lembre-se de que a sua equipe de Saúde da Família está sempre disponível para orientações de prevenção!