12 MAR 2024
SAÚDE
CAMPANHA MARÇO LILÁS, AMARELO E AZUL-MARINHO - MARÇO LILÁS - CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é uma doença silenciosa nos estágios iniciais e, na maioria dos casos, está relacionada à infecção pelo vírus HPV.
O diagnóstico precoce é de grande importância. Para isso, as mulheres devem procurar um ginecologista. No procedimento células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a presença de lesões.

Medida ainda melhor é prevenir vacinando adolescentes. Nesse sentido, o ideal é que as meninas e os meninos recebam a vacina anti HPV a partir de nove anos.
*MARÇO AMARELO – ENDOMETRIOSE:*

Tem o objetivo de reforçar as discussões acerca da endometriose. Apesar de ser uma doença comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser detectada, pode levar alguns anos até o diagnóstico definitivo após o aparecimento dos primeiros sinais. Um dos sintomas mais presentes é a dor. Além disso, pode ocorrer também dificuldade para engravidar. Para receber o diagnóstico e o tipo de tratamento adequado, recomenda-se consultar regularmente um ginecologista.

*MARÇO AZUL MARINHO - CÂNCER COLORRETAL:*

O objetivo é mobilizar e conscientizar a população a respeito dos riscos do câncer colorretal.

Os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes.

Fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema: obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.

As medidas de prevenção são:

O combate ao fumo e à ingestão descontrolada de álcool, bem como o incentivo à prática de atividades físicas com regularidade associada à reeducação alimentar, além de consulta médica periódica.

Fonte: INCA – Instituto Nacional do Câncer.