05 DEZ 2019
CONSUELO COSTA: DELFINENSE É OURO NO PANAMERICANO DE ARTES MARCIAIS 2019

A competição Panamericana de Artes Marciais ocorreu no último 1º de dezembro, na Arena Olímpica da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, a qual reuniu atletas de diversos países como Argentina, Brasil, EUA, Colômbia, México, Bolívia e Peru, e a delfinense Consuelo Costa, de 26 anos, que conquistou a medalha de Ouro na categoria Kicklight 75Kg+.

Consuelo, que levou o nome de Delfim Moreira para o mundo com o Ouro, também garantiu a medalha de Prata na categoria LowKicks 75Kg+ do campeonato Panamericano. Faixa amarela de Kickboxing, convive com o esporte sua vida inteira e é recém graduada em Educação física.

Começou seu treinamento no Kickboxing ano passado, 2018, através do projeto de Oficinas do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, da Prefeitura de Delfim Moreira. “Comecei logo depois de descobrir que estava com Depressão. Precisava de um foco na minha vida e entrei para adquirir condicionamento físico, pois havia engordado devido ao fato de não querer fazer nenhuma atividade e ficar só deitada por conta da depressão. A cada treino fui me dedicando e tendo mais amor por essa modalidade que é o kickboxing. Em março participei de minha primeira competição e foi amor a primeira vista”, conta a atleta que, antes de ser Ouro no Panamericano, já ganhou outras duas medalhas de Ouro em campeonatos regionais na cidade de São José dos Campos-SP e Cachoeira Paulista-SP.

“A sensação de ser campeã é incrível! Estou em êxtase, pois nunca imaginava chegar a ser competidora, devido à exigência de muitos treinos e dedicação, então, ser uma campeã internacional é só emoção para mim, a ‘ficha ainda não caiu’. Foram lutas muito duras com competidoras muito boas e consegui colocar em prática tudo que treinei, graças a meu mestre Mário – Marinho Raduki. Não é fácil chegar aonde cheguei, abri mão de muitas coisas, mas vale muito a pena no final”, diz Consuelo, sobre a sensação de ser Ouro Panamericano.

A atleta delfinense também quer incentivar os jovens que possuem sonhos e incentivá-los através do Esporte. “Nunca desistam de seus sonhos, por mais difíceis que sejam. Ouço reclamações de que não existe nada destinado aos jovens atualmente, mas basta procurar que existe sim. Eu mesma venho de um projeto do CRAS, da Prefeitura de Delfim Moreira, sendo assim, não falta opção para quem tem força de vontade e, garanto, que se lutar por seus sonhos, o resultado valerá muito a pena”, garante.

Sobre o futuro, Consuelo conta que em outubro de 2020 terá um campeonato mundial na Argentina, mas foi convidada pelo organizador do evento The King para uma disputa de Cinturão em São Jose dos Campos, a qual participará antes do mundial.

DA DEPRESSÃO AO OURO – POR CONSUELO COSTA

“Sou grata a Deus, por este momento único na minha vida, quando achei que não ia conseguir vencer a Depressão, que não é uma brincadeira, um ano depois sou campeã do Panamericano! Isto tudo tenho que agradecer ao apoio de meu mestre Mário – Marinho Raduki, aos meus pais que sempre me deram apoio e, principalmente, aos delfinenses que me ajudaram cada um com um pouquinho para eu chegar ao Rio de Janeiro. Também não posso deixar de agradecer a todos que fazem parte do CRAS da Prefeitura de Delfim Moreira e ao fisioterapeuta Gilsinho, que me deu todo o suporte para estar bem no campeonato. Esse Ouro não é só meu, é de todos que acreditaram em mim, mesmo quando eu mesma já tinha desistido. E quero agradecer o carinho de todos, a torcida da cidade, a torcida de meus amigos! Isso é uma coisa surreal! Têm crianças e pessoas de todos os lados me parando na rua para dar os parabéns… isso é gratificante demais!

Nunca é tarde para começar, nunca pare de lutar, acredite em você! Pode ter certeza que alguém sempre estará ao seu lado! Eu sou Consuelo Costa, da depressão ao lugar mais alto no pódio: Ouro Internacional .”

EQUIPE DELFINENSE MEDALHISTA NO PANAMERICANO

Além de Consuelo, Delfim Moreira mostrou que é pequena só no tamanho, a cidade contou com a participação de sete atletas e conquistou nove medalhas, sendo uma de Ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Os atletas delfinenses medalhistas no Panamericano são:

Consuelo Costa: Ouro – Kicklight 75Kg+ e Prata – LowKicks 75Kg+
Marinho Raduki: Prata – Kicklight 64Kg – Faixa Preta e Prata – K1 68Kg – Faixa Preta
Alan Souza: Prata – Kicklight 60Kg
Larissa Fonseca: Bronze – Kicklight 60Kg