08 AGO 2020
CONHECENDO A PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA: SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

Confira um pouco do trabalho da SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DA PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA no ano de 2019 e conheça nossa cidade que, com sua administração forte e competente, oferece uma Delfim para todos!

MESMO COM A DIMINUIÇÃO DE RECURSOS DO GOVERNO A PREFEITURA DE DELFIM MOREIRA CUMPRE SEUS COMPROMISSOS COM A POPULAÇÃO

A secretária municipal de Fazenda, Márcia Aparecida Coura Oliveira, mesmo com a diminuição de recursos do Governo, está administrando as finanças e cumprindo os compromissos do município com os delfinenses. “Diante do cenário econômico de nosso País, no qual a maioria dos Municípios está inadimplente, inclusive com a folha de pagamento, Delfim Moreira encerrou o ano de 2019 entre os poucos municípios mineiros com as contas em dia, cumprindo a exigência constitucional de aplicação na Saúde e na Educação. E fomos além, conseguimos concluir mais um ano difícil sem perder a qualidade no atendimento essencial na Saúde, Educação, Obras e eventos culturais e de promoção social”, diz a secretária da pasta.

De acordo com a Associação Mineira dos Municípios – AMM, a dívida do Estado com Delfim Moreira-MG no ano de 2019 fechou em torno de R$ 2.633.160,44 (atualizado em novembro de 2019). Atualmente, muitas responsabilidades do Estado foram transferidas aos Municípios, uma delas a manutenção da iluminação pública, porém, os recursos diminuíram inviabilizando muitas ações importantes e, mesmo assim, Delfim Moreira conseguiu ser destaque em 2019.

Algumas ações estão sendo realizadas com o intuito de melhorar a arrecadação, ações estas que também são exigidas pelo Tribunal de Contas, através do programa de fortalecimento das ‘Receitas Municipais’, as quais são totalmente revertidas em prol da população. “Assim não medimos esforços para beneficiar os delfinenses, inclusive, capacitando os servidores para melhor atender a demanda municipal!”, garante a secretária Márcia.

ANO DE 2020:
Com o cenário mundial de pandemia ao COVID-19 vivido no ano de 2020, houve uma entrada de recursos, sendo alguns direcionados para ações de enfrentamento do COVID-19 e outros recursos provindos do FPM, seja de recomposição por perdas anteriores ou por repasse adicional, destinados para ajudar os municípios com as despesas. “Em tempos de pandemia, todos os recursos diminuíram, a maioria dos municípios mineiros usará os recursos recebidos e não vinculados para pagamento de fornecedores, folha de pagamento e, até, para o pagamento do 13° salário dos servidores, pois muitos estão endividados. Nosso município poderá fazer alguns investimentos em melhorias para o povo, já que não temos dívidas com fornecedores, nem com servidores, mas temos uma despesa fixa alta juntamente com o grande aumento no custo de produtos, se tratamento do difícil momento econômico que vivemos,e isso leva nossa gestão a usar com prudência os recursos nos investimentos”, explica a gestora da pasta.

Para dar continuidade ao trabalho em prol da cidade, a Secretaria de Fazenda pede à população que ajude a Administração Municipal com o pagamento de seus impostos em dia, que acerte sua dívida com o município, inclusive, utilizando o parcelamento de seus débitos de acordo com a nova Lei Municipal, e que priorize e prestigie os serviços oferecidos dentro do município, como, por exemplo, transferir seus veículos para Delfim Moreira, emplacando-os na cidade. São pequenas ações que podem beneficiar a todos!

“Gerir com responsabilidade os recursos públicos é obrigação de todos, e levamos isso muito a sério”, diz a secretária Márcia.

É a Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Fazenda, buscando uma Delfim para todos!