16 FEV 2021
Entenda a atuação da Secretaria de Promoção Social

O que faz?

Oferece serviços, programas, benefícios e projetos que têm como objetivo melhorar as condições de vida da população atendida, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, do apoio à inclusão social, do enfrentamento da pobreza e da redução de situações como violência intrafamiliar, trabalho infantil e ato infracional.

Onde os serviços são oferecidos?

A Assistência Social conta com uma extensa rede de equipamentos públicos, dentre os quais:
• CRAS – Centro de Referência de Assistência Social;
• CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social;
• Centro Pop – Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua;
• Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias;
• Unidades de Acolhimento – Casa Lar, Albergue, Abrigo Institucional, República, Residência Inclusiva, Casa de Passagem.

Quando procurar a assistência social?

A Assistência Social é um direito de todos os cidadãos, mas há alguns casos em que os cuidados e a proteção dos serviços socioassistenciais são recomendados. Listamos abaixo alguns exemplos:
• Pessoas e famílias que estejam em situação de pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
• Famílias com dificuldades de convívio familiar ou social, como aquelas que enfrentem situações de violência dentro da família, que tenham crianças ou adolescentes no trabalho infantil, dentre outras;
• Mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas que sofram discriminações por gênero, raça, etnia ou orientação sexual;
• Pessoas com deficiência e idosos em situação de pobreza ou que estejam vivendo de forma isolada, sem participar da vida na comunidade ou em famílias que precisem de apoio para prover seus cuidados;
• Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade;
• Pessoas sem família ou em situação de abandono.
Como a assistência social pode ajudar?
• Apoiando a família e a comunidade na superação de dificuldades de convivência.
• Facilitando o acesso a programas, serviços e benefícios da assistência social e de outras políticas públicas, tais como saúde, educação trabalho e Justiça.
• Apoiando as comunidades na criação de estratégias para o enfrentamento conjunto de problemas sociais.
• Verificando se o idoso e as pessoas com deficiência têm direito ao Benefício de Prestação Continuada e fazendo as orientações necessárias para que possam acessá-lo;
• Facilitando a inclusão da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que possibilita acesso ao Programa Bolsa Família e a benefícios de outras políticas, como tarifa social de energia elétrica e Programa Minha Casa Minha Vida;
• Oferecendo atendimento por profissionais, como psicólogos e assistentes sociais.
Pessoas e famílias podem ser atendidas nos programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme suas necessidades, e também receber orientações e encaminhamentos sobre como acessar direitos, benefícios assistenciais e serviços de outras políticas.

No nosso município contamos com o equipamento da assistência social: O CRAS.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da assistência social. Está em praticamente todos os municípios do país. É uma unidade pública que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social básica da assistência social.

O CRAS é um local público, lá você pode:
– fazer seu Cadastro Único;
- ter orientação sobre os benefícios sociais;
- pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos;
- fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
- ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
- ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
- ter orientação sobre outros serviços públicos;

Atendimento à Família

O CRAS oferece atendimento às famílias realizado por uma equipe, que conta com assistentes sociais e psicólogos, além de outros profissionais. Nestes atendimentos as famílias podem compartilhar questões diversas, como as dificuldades de sobrevivência, cuidados com os filhos e até situações mais delicadas como violência doméstica. Os profissionais procuram compreender a situação de cada família e como a Assistência Social poderá contribuir para a melhoria de suas condições de vida e de suas relações familiares e comunitárias.

Atividades de Convivência

Estas atividades são realizadas em grupo e organizadas por ciclo de vida. Podem participar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que vivam no território de abrangência do CRAS. São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, entre outras, com o objetivo de propiciar a socialização, integração e o fortalecimento dos relacionamentos familiares e comunitários.
Para saber como participar procure o CRAS mais próximo de sua residência.

Onde encontrar?

Você só precisará encontrar um CRAS perto de você e se informar na recepção sobre o atendimento. No nosso município o CRAS está localizado na Rua Professor Gustavo S. Moreira, n°40, Centro, Delfim Moreira- MG (ao lado da Vila Vicentina).

Nossos telefones para contato:

(35)99911-3248 WhatsApp(35)3624-1640

Horário de funcionamento:

De Segunda á Sexta das 07:30 às 11:30 e 12:30 ás 16:00

Quem faz parte da nossa equipe?

Maria do Carmo Valéria Pereira Leite Oliveira- Secretária de Promoção Social

Ariane de Souza Maciel- Assistente Social

Natália Cunha- Psicóloga

Évelin Cristina Gonçalves Ribeiro- Gestora do Cadastro Único

Diego Ramon Xavier da Costa- Agente Administrativo

Está precisando de ajuda ou sabe de alguém que precisa desses atendimentos e orientações? Venha até nós.