29 JUN 2021
CARTÃO SUS: FAÇA OU ATUALIZE SEU ENDEREÇO PARA DELFIM MOREIRA

O Cartão SUS (Cartão do Sistema Único de Saúde) é o documento de identificação do usuário do SUS, garante ao cidadão o atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do SUS, facilitando a marcação de consultas e exames, assegurando o acesso a medicamentos gratuitos e a assistência integral à Saúde, desde o início na Atenção Primária, sendo encaminhado para outros níveis de assistência, se for o caso, como especialidades e alta complexidade.

Para fazer o seu Cartão SUS que é gratuito, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, ou até a Secretaria Municipal de Saúde, portando os seguintes documentos pessoais:
– Carteira de Identidade (RG),
– CPF,
– Certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).
– Comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc.

Com o uso do Cartão SUS, são gravadas informações do paciente, do tratamento realizado e prescrito e do profissional de saúde que o atendeu. Por meio do acesso a essa base de dados, o usuário do SUS poderá ter seu histórico de saúde acessado de qualquer lugar do Brasil em que ele esteja, atualizando assim o seu relato de ocorrências.

No caso de perda do Cartão SUS, o usuário deve proceder como descrito para a primeira vez.