16 DEZ 2022
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DE 19 A 22 DE DEZEMBRO DE 2022
A VACINAÇÃO É A FORMA MAIS EFICAZ E SEGURA DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS.

O que é uma doença imunoprevenível?

É aquela que pode ser evitada ao aplicar a vacina.
Exemplos de doenças preveníveis: Catapora (varicela), caxumba, coqueluche, covid-19, difteria, doenças diarreicas agudas, febre amarela, gripe, hepatite A, B, C D, hepatites virais, HPV, meningite, pneumonia, poliomielite, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e febre tifoide.

Disponibilidade de vacinas na semana de 19 a 22 de dezembro, conforme cronograma para aplicação:

Vacinas de rotina para:
- Crianças de 2 a 6 meses.
- Crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.
- População adulta.
- Vacina contra a meningite, com avaliação do cartão de vacina para população de 16 a 30 anos de idade, não vacinada.
- Vacina contra a meningite, com avaliação do cartão de vacina para trabalhadores da saúde da rede pública e da rede privada, que não possuem esquema vacinal completo, sem limite de idade.
- Terceira dose da vacina Janssen para população de 18 a 39 anos que completou 4 meses da segunda dose.
- Quarta dose da vacina Janssen para a população acima de 40 anos que completou 4 meses da terceira dose.
- Primeira dose da vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos.
- Segunda dose da vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos que completaram 2 meses da segunda dose.

Para a vacinação contra a Covid-19 de crianças desacompanhadas de pais ou de responsável direto, é necessário Termo de Autorização, preenchido e assinado, disponível para impressão no link abaixo, nos locais de vacinação ou preenchido de próprio punho, sob as penas da lei, pelo responsável.

Acesse o TERMO DE AUTORIZAÇÃO AQUI: https://www.delfimmoreira.mg.gov.br/arquivos/termo_autoriz_vacinacao_covid_29070013.pdf

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e mortes.