24 JAN 2023
AUMENTO DE CASOS DE MENINGITE NA REGIÃO
O Estado de Minas Gerais ampliou a faixa etária até o mês de fevereiro de 2023, para a vacinação contra a meningite, devido ao aumento dos casos de meningite na região, por esse motivo solicitamos que a população de 16 anos a 30 anos compareça à unidade de saúde para avaliação da carteira de vacina e caso necessário, seja vacinada, ficando assim imunizada contra a doença que pode causar sequelas e até a morte.

Estudantes Universitários e Professores Universitários, trazendo comprovante da atuação, podem receber a vacina meningite C, após avaliação de carteira de vacina.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença, conforme destaca a Secretaria Estadual de Saúde.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.