A Campanha de Vacinação da Influenza (Gripe) de 2020 iniciou no dia 23 de março em todo o país e segue calendário nacional até dia 22 de maio.
A Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o quantitativo de vacina não é enviado de uma vez e que as doses vêm em remessas semanais e, por esse motivo, não tem como fazer em todas as pessoas ao mesmo tempo. Sendo assim, em nosso município foi dada prioridade aos domiciliados por problemas de saúde/locomoção e acamados. Também já teve início a vacinação dos outros idosos, com agendamento e ida domiciliar, sempre acompanhado do agente comunitário, que é o profissional que está sempre em contato com a população e repassa as necessidades de cada munícipe.
A Secretaria de Saúde também informa que, até o dia de 08/04/2020, foram realizadas, pela Estratégia de Saúde da Família – ESF e pela Equipe de Imunização, 795 doses da 1ª Fase, contabilizando 72,99% dos idosos do município e 100% dos trabalhadores da Saúde, observando que estamos nas primeiras semanas da campanha.
Os bairros atendidos até o momento na cidade foram o Barba de Bode, Curralinho, Perus, Estância de Cima, Estância de Baixo, Barreirinho, Água Limpa, Estação, Biguá e Salto.
Como nos anos anteriores, a campanha é dividida em fases:
– 1ª Fase – início 23/03/2020: idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da Saúde.
– 2ª Fase – início 16/04/2020: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários de sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
– 3ª Fase – início: 09/05/2020: professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puerperais, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência.
Para que seja feita a vacina para os portadores de doenças crônicas, este deverá apresentar declaração médica referindo qual doença é portador. Para caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário, deve-se apresentar a carteira de motorista C, D ou E.
Em cada fase e por grupos, o seu agente comunitário irá entrar em contato para que seja feita a vacinação da melhor forma possível, sem aglomeração.
Contamos com a colaboração de todos. Estamos trabalhando para que seja feito o melhor!
#PrefeituradeDelfimMoreira #secretariadesaúde #campanhadevacinação #influenza #gripe #prevenção #umaDelfimparatodos #unidossomosmaisfortes