Quando ouvimos crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, é muito comum perceber o quanto eles REALMENTE acreditavam que tinham que fazer o que o abusador mandava. Você sabe porquê? Porque a maioria deles sempre ouvia dos seus pais, professores e outros adultos que:
1- Criança não tem o que querer;
2- Adulto sempre sabe o melhor e sempre tem razão;
3- Quando um adulto manda, tem que obedecer;
4- Criança não sabe de nada (Meu filho, você mal saiu das fraldas e quer vir discutir comigo?!)
5- Falar que não concorda com o que os pais dizem é desobediência.
Temos que avaliar o nosso conceito de obediência. Não estou aqui dizendo que as crianças não vão seguir regras, cumprir combinados; estou dizendo que ELA PRECISA SER OUVIDA, que a opinião da criança é tão importante quanto a do adulto.
Submissão total e obediência cega são modelos de educação que formam crianças e adolescentes praticamente incapazes de se defenderem do abuso sexual e outras violências, e quando na idade adulta, poderão continuar indefesos de todo e qualquer tipo de relação abusiva.
No seu inconsciente, no seu psiquismo estará impresso que as ordens, ações e opiniões dos outros não devem ser contestadas, mesmo que lhe façam muito mal. Já atendi tantos adultos com estas crenças que foram plantadas na infância!!
Me impressiona o quanto muitos adultos obedecem cegamente chefes exploradores, cônjuges manipuladores e violentos, amigos que maltratam ou ignoram, enfim, são pessoas escravas de “SENHORES DA RAZÃO.”
É muito PERIGOSO e VIOLENTO olhar para uma criança e dizer: “Você não tem o que querer!”, “Não queira saber o por quê. Faça agora o que eu estou mandando!”
Porque educar a criança sem respeitar seu espaço, valor e lugar de fala é colocar nossos filhos em perigo hoje e por toda sua vida!
Não faça da criança um robô. Queira um respeito conquistado através de uma relação empática e respeitosa para ambas as partes.
Escute a criança. Ouça seus argumentos. A ensine a discordar sem agredir. Oriente seu filho a se defender.
Não tem como se DEFENDER sem entender que EU TENHO O DIREITO DE QUERER!
Texto: Leiliane Rocha @leilianerocha
Semeando ECA e Sonhos , transborda em conteúdos importantes, como esse!
Alessandras