COVID-19, INFLUENZA (GRIPE) E ROTINA com ATENÇÃO ESPECIAL para VACINAS HPV E MENIGITE ACWY
18/07 a 22/07/2022
A Prefeitura de Delfim Moreira, através da Secretaria de Saúde, divulga o CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO para o período de 18 a 22 de julho de 2022.
A divulgação tem por objetivo informar o calendário de vacinação para o mês de julho/22, que contempla, além da continuidade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a Vacinação contra a gripe (Influenza) e a vacinação de rotina.
É de extrema importância a continuidade do esquema vacinal contra a COVID-19 (tomar todas as doses), de modo a evitar as internações e os óbitos pela doença, principalmente entre os grupos de maior risco para agravamento.
NA vacinação de rotina, ATENÇÃO ESPECIAL para as VACINAS HPV E MENIGITE ACWY para MENINAS DE 9 a 14 ANOS e MENINOS de 11 A 14 ANOS.
A vacina contra o HPV é preventiva para lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, órgãos genitais e câncer do colo do útero em mulheres, e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. Meningo ACWY é nome da vacina feita para imunoprevenir contra a doença meningocócica dos 4 principais sorotipos ou "famílias" A, C, W e Y - mais relevantes e letais. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
Para a vacinação contra a Covid-19, de crianças/adolescentes desacompanhados de pais ou de responsável direto, é necessário Termo de Autorização, preenchido e assinado, disponível para impressão no link abaixo, nos locais de vacinação ou preenchido de próprio punho, sob as penas da lei, pelo responsável.
A pandemia ainda não acabou e ainda é necessário o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, nos atendimentos das unidades de saúde, e nas imediações das unidades de saúde, bem como higienização das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social.
A Secretaria de Saúde solicita a ATENÇÃO de todos para:
- Conferência do período de intervalo de vacinação no cartão de vacinas, para evitar deslocamento desnecessário.
- Dia/horário de vacinação.
- Levar o cartão de vacinas e o CPF.
- Providenciar preenchimento e assinatura em Termo de Autorização, caso seja pai/mãe ou responsável, que não possa acompanhar criança/adolescente a ser vacinado.