21 AGO 2023
9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023
O Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (IEPHA) anunciaram no dia 17/08/2023, o início das ações da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2023, com o tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.

Em Delfim Moreira os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. Filomena Peixoto Faria, apoiados pela Prefeitura Municipal  estarão participando da Jornada do Patrimônio com a ação: “Caminhada a Pe´a Cachoeira do Itagyba” que será realizada em duas etapas. A primeira no dia 25/08/2023 e a segunda etapa será no dia 11/09/2023.

A origem atual do Município de Delfim Moreira está ligada a chegada de bandeirantes a procura do ouro. Um dos pontos de referência desse período foi a cachoeira do Itagyba, da qual originou um dos primeiros nomes para o arraial “Descoberto de Itagybá”. Itagyba em Tupi significa "lugar onde o rio das pedras cai de cima" ou “cachoeira do rio das Pedras”.

A proposta de caminhada a pé até a cachoeira do Itagyba, percorrendo as ruas, apreciando as edificações e os marcos do auge da produção do Marmelo e do trem de ferro tem por finalidade descobrir e passear pela nossa história e descobrir ainda que o Município reserva muitas surpresas em meio as montanhas da Serra da Mantiqueira.

A proposta tem como objetivo: proporcionar aos alunos a  experimentação de um roteiro elaborado da oferta turística, conhecer e descobrir como o município se desenvolveu a partir da chegada dos bandeirantes através dos marcos e edificações presentes no roteiro;

Reconhecer os espaços de referência, lugares de memória que constituem o rico patrimônio cultural presente no cotidiano da cidade.

A atividade conta com diversas parcerias e apoios que serão divulgados no decorrer da ação.