30 AGO 2023
SAÚDE NA ESCOLA
Foi realizada na terça-feira, 29 de agosto, na Escola Municipal Luiz Peres da Silva Nogueira, no bairro Sertão Pequeno, ação do Programa Saúde na Escola, pela equipe de ESF Ação e Participação, em parceria com as profissionais do serviço municipal de odontologia, Sandra Borges e Bárbara Ricardo.

O tema abordado pela dentista Bárbara Ricardo foi “A importância da saúde bucal na infância”, com distribuição de escovas dentais e orientações sobre os cuidados básicos de escovação, uso do fio dental e também sobre alimentação, ingestão de doces e açúcares, prevenção de cáries.

A dentista usou de uma boca gigante de E.V.A., gentilmente confeccionada por sua mãe, Sra. Maria do Rosário (Tia Nenê), para demonstração prática das orientações. A boca foi também acompanhada de “bichinhos da cárie”.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, e tem por objetivo a conjugação de esforços visando à promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos estudantes pactuados no PSE, levando em consideração a comunidade escolar, ao articular de forma intersetorial a rede de Atenção Primária à Saúde e a rede pública de Educação Básica do município.

Para o período de 2023-2024 foram firmadas treze ações, através de termo de adesão, a serem contempladas nas escolas pactuadas (6 escolas) e 1.273 estudantes, considerando o planejamento local, o qual deve contemplar o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde, e a capacidade operativa, sendo:

1. Saúde Ambiental;
2. Promoção da atividade física;
3. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
4. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Prevenção de doenças negligenciadas;
7. Verificação da situação vacinal;
8. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
9. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
10. Saúde bucal;
11. Saúde auditiva;
12. Saúde ocular;
13. Prevenção à Covid-19 nas escolas.