Na segunda-feira (25/11) às 15h, no salão de honra do 14º Grupo de Artilharia de Campanha em Pouso alegre, foi realizada a cerimônia de lançamento oficial das atividades do Projeto Rondon no sul de Minas Gerais. Durante o ato oficial, foram assinados acordos de adesão entre o Ministério da Defesa, que é Coordenador do Projeto Rondon, o Governo do Estado de Minas Gerais e 24 municípios mineiros onde serão realizadas as oficinas do Projeto Rondon.
A cerimônia contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Oswaldo Gomes dos Reis Júnior, representando o Ministro de Defesa e do Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, além dos prefeitos dos municípios selecionados.
O Prefeito Edilberto Marques da Cruz, esteve presente na cerimônia para assinatura do Acordo de Adesão do Projeto Rondon em Delfim Moreira, acompanhado da Secretária Municipal de Educação Mônica Ferreira e da vice-prefeita eleita Edméia Alkmin.
A assinatura dos acordos firma o compromisso entre o Ministério e o Governo Estadual na realização da Operação "SUL DE MINAS I” e “SUL DE MINAS II” que acontecerão em janeiro e fevereiro de 2025 e contarão com a participação de (professores e estudantes universitários de Minas e do Brasil). Neste período, estudantes de Instituições de Ensino Superior capacitarão à comunidade local por meio de projetos que contribuam com o desenvolvimento da cidadania dos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando o fortalecimento da Soberania Nacional.
PROJETO RONDON - O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.
Em 2025, pela primeira vez, as Operações do Rondon acontecerão no Sul de Minas e as equipes de Rondonistas atuarão em duas Operações totalizando 24 municípios atendidos. A Operação “SUL DE MINAS I” será realizada nos municípios: Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Lambari, Heliodora, Gonçalves, Jesuânia, Marmelópolis, Piranguinho, São José do Alegre e Sapucaí-Mirim. Já a Operação “SUL DE MINAS II” atenderá os seguintes municípios: Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Senador Amaral, Senador José Bento e Toledo.