A Prefeitura de Delfim Moreira tem o prazer de informar à população que o Distrito da Barra, formado por vários bairros da zona rural do município, foi contemplado com uma torre de telefonia celular, no âmbito do programa Estadual ‘Alô, Minas!’.
O cadastro neste programa só pode ser realizado através da Lei Complementar N° 33, de 19 de Dezembro de 2019, que criou o distrito denominado Barra de Delfim Moreira, pois, conforme o Edital de Chamamento Público Nº 01/2020 – Alô, Minas!, apenas distritos ou localidades com mais de 500 eleitores poderiam participar.
Lembrando que a conquista do Distrito da Barra foi um grande desafio do Prefeito Municipal, Fernando Coura, juntamente com o Vereador Leandro Luís Ribeiro, que, inclusive, foram à Fundação João Pinheiro, a qual a Prefeitura firmou contrato para que estudos em memorial descritivo fossem realizados para se transformar, dentro da Lei, o Subdistrito em Distrito da Barra, resultando no Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Delfim Moreira e sancionado pelo Prefeito.
E foi a partir desta Lei que oportunidades de projetos para o benefício da população desse local, e dos bairros de seu entorno, começaram a surgir, como o programa ‘Alô, Minas!’.
A telefonia móvel é um pedido antigo da população do Distrito da Barra e, com o empenho do Prefeito Fernando Coura e do vereador Leandro Luís Ribeiro, através do Setor de Convênios e Projetos da Prefeitura Municipal que realizou o cadastro no Programa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, conquistou a adesão que será de grande valia para todos! Sem deixar de mencionar que Delfim Moreira ficou de fora do mesmo processo deste programa no ano de 2014, pois nenhum bairro rural delfinense era distrito e a Barra, por ser subdistrito, também não pode participar das contemplações das torres de celular que saíram para cidades vizinhas que, por Lei, já possuíam seus distritos.
Agora, para a instalação da torre de celular, haverá novas etapas como a escolha da operadora feita pelo Estado, licenciamento ambiental, entre outras situações. Sendo assim, estamos contemplados, mas ainda não temos a data da instalação, data esta que torcemos para ser o mais rápido possível!
Parabéns aos delfinenses por mais esta conquista!