Neste período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lança a campanha “Não abandone quem precisa de você”, para alertar sobre casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dar orientações sobre prevenção e divulgar formas denunciar este crime.
A campanha faz parte do Maio Laranja e pretendente chamar a atenção para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A coordenadora Estadual dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, Eliane Quaresma, reforça que é preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração, violações estas que podem se agravar no cenário atual de isolamento social. “Neste cenário precisamos alertar que é dever de todos nós manter nossas crianças e adolescentes a salvo de toda e qualquer violência, é preciso chamar a atenção da população em geral para a importância de preservar a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, além de incentivar as pessoas a denunciarem esses casos”.
Eliane conta ainda que a campanha será amplamente divulgada em redes sociais e enviada à rede integrada do Sistema de Garantia de Direitos, como por exemplo Conselhos Tutelares e de Direitos, Ministério Público e gestores municipais de assistência sociais.
Esta campanha busca também alertar a sociedade e toda a rede de vizinhos, familiares, amigas e amigos, que presenciem ou ouçam qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes a denunciar. Estão à disposição os seguintes canais de denúncia: Disque 100, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e os Conselhos Tutelares dos municípios.
PROGRAMAÇÃO MAIO LARANJA:
De 15 a 29 de maio serão realizadas lives alusivas ao tema, propostas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum de Enfrentamento a Violência contra crianças e adolescentes (FEVCAMG), com o Comitê Estadual de Atendimento Humanizado as Vítimas de Violência Sexual (CEAHVIS) e a Frente de Defesa (DCA-MG).
A transmissão será sempre às 15h, no canal da Oficina de Imagens no Youtube.