O prefeito de Delfim Moreira, Edilberto Marques da Cruz, e a secretária municipal de Saúde, Márcia de Oliveira, estiveram em reunião na manhã de terça-feira, 16 de março, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS) e conversaram com fornecedores da vacina Sputnik V. Na reunião, os prefeitos da região sinalizaram a intenção de compra das vacinas.
Esse é o primeiro passo para mais uma alternativa de compra de vacinas que vão além das fornecidas pelo Ministério da Saúde. Representantes do laboratório União Química vão se reunir com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira para autorização de uso emergencial do imunizante no país.
Além da negociação na esfera municipal, o Governo de Minas negocia a compra de 20 milhões de doses de vacinas com cinco diferentes laboratórios para imunização da população mineira. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 16, pelo governador Romeu Zema, durante coletiva à imprensa. Tratativas estão em andamento com Pfizer, AstraZeneca, Coronavac, Johnson e Sputnik; compra será suficiente para imunizar toda a população mineira.