14 ABR 2023
REUNIÃO
Nesta sexta-feira 14 de abril, reuniram-se no Espaço Vinícius da Prefeitura Municipal, profissionais Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Mariana Siqueira, Diretora de Saúde, Márcia de Oliveira, Secretária de Saúde, o Prefeito Edilberto Marques da Cruz e Thiago Marques, representando a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

A reunião foi solicitada pelos profissionais das quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família para exposição das dificuldades de conciliação da alta demanda de atendimento dos usuários dos serviços de saúde, uso do prontuário eletrônico durante o atendimento, alimentação de sistemas governamentais, o que vem provocando o não cumprimento de metas e indicadores de saúde, não por falta de realização, mas por falta de alimentação correta dos sistemas e de monitoramento periódico do cumprimento de metas e indicadores, o que impede o município de receber os recursos financeiros em valores compatíveis com as ações realizadas.

É necessário na estrutura de Recursos Humanos dos serviços de saúde um profissional técnico coordenador, cuja função, por determinação de legislação, deverá ser exercida por profissional qualificado, com nível superior, não integrante das equipes vinculadas às equipes de saúde, para  fomentar a participação dos profissionais na organização do atendimento aos cidadãos, com base em protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de apoiar a referência e contra referência entre equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde e nos diferentes pontos de atenção, com garantia de encaminhamentos responsáveis.

Este profissional tem o papel de garantir o planejamento técnico em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, coordenação das ações no território e integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços de saúde.

Para que seja contratado este profissional coordenador técnico é necessária a aprovação de projeto de lei pela Câmara de Vereadores.