Comemorando os 201 anos da nossa Independência, a Praça Sebastião Rodrigues Ferreira foi palco de um maravilhoso desfile cívico. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. A equipe contou com a participação de professores, funcionários e auxiliares da Rede Municipal de Ensino. Também colaboraram funcionários públicos carregando as bandeiras do Brasil, Minas e Delfim Moreira, além da Escola Estadual Marquês de Sapucaí.
O tema do desfile foi: “Brasil: O País de todos os Povos – indígenas, africanos, europeus e asiáticos”. Cada série escolar, a caráter, com músicas típicas, apresentava um número caracterizando as várias etnias. Simultaneamente, a diretora Márcia da Filomena, lia as contribuições históricas, linguísticas, culturais e gastronômicas.
O evento começou pontualmente às 8 horas. Bandeiras hasteadas, discurso do Prefeito Edilberto, canto de louvor ao Brasil do aluno Daniel, acompanhado pelo violão do ex-aluno João Pedro. Nas rápidas duas horas que se sucederam, 700 crianças coloriram a praça, arrancando aplausos e sorrisos da multidão. E como não poderia faltar, um destacamento do exército de Itajubá encerrou o desfile com sua marcha verde e cadenciada.
Desfilaram pela avenida:
- O Centro Municipal de Educação Infantil Vera Giffoni (CMEI) finalmente em funcionamento. Crianças de 0 a 3 anos. Funcionários e pais acompanharam as crianças.
- Pré-Escola Professora Vicentina Nogueira Gomes (crianças de 4 a 5 anos) e uma turma que coabita na Escola Estadual Luiz Francisco Ribeiro (Barra).
- Escola Municipal Filomena Peixoto Faria (alunos do 1º ao 7º ano)
- Escola Municipal José Carlos Ribeiro Fortes (Água Limpa)
- Escola Municipal Joaquim Peres (Sertão Pequeno)
- Escola Estadual Marquês de Sapucaí – Alunos do Curso Técnico de Informática do novo ensino médio (1º Téc. EMTI)
Foi dessa forma que comemoramos o 07 de setembro de 2023. Saudando a Independência do Brasil, a multiculturalidade, a riqueza e a diversidade do nosso povo. Tentando mostrar para a população delfinense os povos e as heranças culturais que deram origem à nação que hoje chamamos Brasil.
Tentamos passar o sentimento de que somos um, mesmo sendo tantos! O sentimento de que somos diversos e diferentes, mas ainda assim, todos brasileiros e brasileiras.