25 SET 2023
ENXERTIA DE ARAUCÁRIA PARA PRODUÇÃO DE PINHÃO
A Prefeitura Municipal de Delfim Moreira, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente vai realizar no dia 26 de outubro um workshop sobre Enxertia de Araucária para Produção de Pinhão com o Ivar Wendling - Pesquisador Embrapa Florestas na Prefeitura Municipal de Delfim Moreira.

OBJETIVO:

- Capacitar, de forma teórica e prática, interessados na área de produção de mudas de araucária via enxertia para produção de pinhão.

- Adquirir e/ou atualizar conhecimentos nas técnicas e processos utilizados na propagação de araucária e produção de mudas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

• Aspectos gerais: a espécie araucária, seleção de matrizes de araucária;

• Sementes: obtenção, armazenamento e teste de viabilidade;

• Produção de mudas para porta-enxertos no viveiro: recipientes, substratos, adubação, semeadura e germinação;

• Produção de mudas para porta-enxertos por semeadura direta no campo: adubação, semeadura e germinação;

• Qualidade de mudas para enxertia;

• Enxertia: importância e uso para espécies florestais, aspectos básicos, gradiente de juvenilidade e maturação, fatores que influenciam o sucesso;

• Etapas e ações envolvidas na enxertia: seleção e resgate da planta matriz, formação dos porta-enxertos, coleta e transporte das brotações, locais e estruturas para realização;

• Método de enxertia para araucária;

• Cuidados pós-enxertia;

• Prática sobre enxertia de araucária;

Mais informações pelo telefone (35) 9 9902-4338.