15 MAI 2024
SAÚDE
Triagem de acuidade visual para crianças e adolescentes nas escolas de Delfim Moreira, através do Programa Miguilim
Na semana de 07 a 10 de maio de 2024 foi realizada triagem de acuidade visual para alunos na faixa de 5 a 18 anos de idade, nas escolas municipais e estaduais do município, em atendimento ao Programa Miguilim, instituído pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.284/23, que aprova o programa de saúde auditiva e ocular dos educandos da rede pública de educação básica de Minas Gerais, com objetivo de promoção da saúde auditiva e ocular deste público, e a detecção de alterações auditivas e oculares, em tempo oportuno  para se evitar comprometimentos no desenvolvimento e no aprendizado.

No dia 28 de fevereiro deste ano profissionais da Educação e da Saúde passaram por capacitação realizada no salão da Estação, da Secretaria de Turismo.

Passaram pela triagem de acuidade visual quinhentos e oito (508) alunos.

As escolas participantes do Programa Miguilim são:

E.M. José Carlos Ribeiro Fortes (Água Limpa), E.E. Luiz Francisco Ribeiro (Barra), E.M. Joaquim Peres (Sertão Pequeno), E.M. Filomena Peixoto Faria, E.M. Vicentina Nogueira Gomes e E.E. Marquês de Sapucaí (Centro).

A Secretaria Municipal de Saúde agradece à Secretaria de Educação e aos seus profissionais pela parceria e pela disponibilidade do espaço para a realização da triagem.

Agradecimento aos profissionais de Saúde que realizaram a triagem:

Ana Paula Evaristo de Souza, Camila Siqueira Pereira Gomes, Danielle Cristina Xavier, Ribeiro, Dayse Terezinha Goulart Braga, Debora Bianca Ferreira, Elaine Cristina dos Santos, Lídia Mara Venturelli, Luiz Felipe Olegário da Silva, Luciene Cristina da Silva Nunes, Maria Aparecida Fernandes, Maria Valdirene Ribeiro, Marli Pereira da Silva, Natália Cristina dos Santos, Rosana Eunice Xavier, Vanessa Cristina Souza Cortez Nogueira, Wesley Francis Xavier.

Agradecimento especial à Enfermeira Vanessa pela condução do processo de triagem e a todos os envolvidos nesta ação que proporcionará melhorias para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes das escolas do município.

A título de informação, o nome Miguilim ao programa faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando recebe óculos.