09 JUN 2023
9 DE JUNHO, DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO
Nesta sexta, 9 de junho, o Brasil comemora o Dia Nacional da Imunização e a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância de manter as vacinas em dia, tanto para a proteção individual como para a saúde coletiva.

É sabido que existe o risco real de reintrodução de doenças que foram erradicadas como a Poliomielite. Hoje o Sarampo é uma realidade em circulação, nas regiões de fronteira há casos confirmados de Febre Amarela, com registro de óbitos em SP e MG. Estados do País têm vivenciado surtos e lotação nas unidades hospitalares decorrentes de doenças respiratórias, doenças que podem ser prevenidas com as vacinas que temos disponíveis, como no caso da Influenza e da Covid-19.

No último DIA “D” de VACINAÇÃO, ocorrido em 27 de maio/23, houve vacinação na UBS Centro e nos bairros Barreira, Barreirinho e Sertão Pequeno, tendo sido aplicadas neste dia, 615 doses de 12 tipos de vacinas.

Apesar do bom comparecimento, o município ainda está abaixo da meta de cobertura vacinal para algumas vacinas, a exemplo da Febre Amarela e da Gripe (Crianças e adultos).

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possui vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente.

Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é o melhor método para evitar doenças e infecções. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças preveníveis.

Procure uma unidade de saúde e vacine-se, vacinas são gratuitas e salvam vidas!